ESDAC
français Nederlands English Deutsch Espanol Italiano Libanais Portugues
Página inicial do sítio > Português > Nossa caminhada

Os três turnos de partilha

No pequeno grupo fazem-se três rodadas de paritlha. Na primeira rodada cada pessoa comunica no seu turno, os frutos da oração que acaba de fazer a partir da folha entregue.

Partilha aquilo que quer, nem mais nem menos. Durante o primeiro round não é suposto reagir ao que é partilhado, a não ser, se for necessário, para pedir para esclarecer algum aspecto do que foi partilhado. O coordenador propõe, então, um momento de silêncio para que cada um(a) se interrogue: “Que ouvi, captei, mesmo para além das palavras pronunciadas?”, “Ouve algo que me tocou especialmente?”, “Senti paz, alegria, confiança, dinamismo, satisfação?”, “Houve algo que me perturbou, inquietou, que me desencorajou ou deixou desanimada?”

Chega então a segunda rodada onde se trata de responder às perguntas que acabam de ser colocadas. Agora a interação livre entre os participantes é permitida e incentivada. Esta segunda rodada de partilha funciona como um laboratório de formação contínua em discernimento de espíritos. Ela é crucial. O coordenador deve assegurar que ela aconteça.

A terceira rodada de partilha consiste em conversar juntos com o Senhor que está presente no meio do grupo. Devido às limitações de tempo, esta terceira rodada pode não acontecer todas as vezes nos pequenos grupos. Acontecerá no entanto, no grande grupo ou na celebração eucarística do dia.


Página inicial do sítio | Contacto | Mapa do sítio | | Estatísticas do sítio | Visitantes : 162 / 297714

Acompanhar a actividade do sítio pt  Acompanhar a actividade do sítio Português  Acompanhar a actividade do sítio Nossa caminhada   ?    |    titre sites syndiques OPML   ?

Sítio realizado com SPIP 3.0.22 + AHUNTSIC

Creative Commons License