ESDAC
français Nederlands English Deutsch Espanol Italiano Libanais Portugues
Página inicial do sítio > Português > Nossa caminhada

Os pequenos grupos

Se o número de participantes é importante, a partilha em grande grupo é preparada pelas partilhas em grupos pequenos de cinco ou seis pessoas. Estes pequenos grupos favorecem a confiança e a liberdade interior.

Eles desenvolvem um “a priori” favorável e criam as condições para uma comunicação não violenta. Cada pessoa é um “expert” de sua própria experiência. Esta nunca deve que ser julgada ou condenada. Nos pequenos grupos, o foco está na escuta respeitosa e no reconhecimento daquilo que cada um(a) quer partilhar, fruto da oração pessoal que acaba de fazer.

Aquilo que é partilhado nos pequenos grupos tem um lado confidencial. Quando alguém relata a outros, por exemplo no grupo grande, algo que foi dito no grupo pequeno, deve ter o cuidado de não citar nomes, se não com o consentimento do interessado

Não é necessário que haja um animador para cada um dos pequenos grupos. É suficiente que cada grupo pequeno nomeie um coordenador que controle o tempo. Este tem como missão controlar com tacto que o tempo seja repartido equitativamente por todos os membros do grupo e entre os três tempos de partilha de que falaremos mais adiante.

Para formar os pequenos grupos é muito proveitoso juntar pessoas diferentes quer por idade, quer por sexo, cultura, background, convicções... Convém explicar a todos quais os critérios objetivos que foram tidos em conta para formar os pequenos grupos.


Página inicial do sítio | Contacto | Mapa do sítio | | Estatísticas do sítio | Visitantes : 203 / 293560

Acompanhar a actividade do sítio pt  Acompanhar a actividade do sítio Português  Acompanhar a actividade do sítio Nossa caminhada   ?    |    titre sites syndiques OPML   ?

Sítio realizado com SPIP 3.0.22 + AHUNTSIC

Creative Commons License