ESDAC
français Nederlands English Deutsch Espanol Italiano Libanais Portugues
Página inicial do sítio > Português > Nossa caminhada

O lugar do corpo

Hoje em dia cada vez mais as transformações interiores são feitas através do corpo e não do intelecto. Para nos abrirmos à interioridade e nos dispormos a escutar a leitura da Palavra de Deus, porque não usar os recursos do nosso corpo?

Tiremos da sala de plenario a biblia, a vela, as flores e coloquemos as cadeiras encostadas às paredes. E sob a orientação de um animador, no grande espaço livre, situemo-nos, fechemos os olhos para ouvir o silêncio, sentir o peso do nosso corpo sobre os pés, tomar consciência da nossa respiração, etc... Depois, cada um pode ser convidado a caminhar lentamente pela sala, cruzando-se com os outros e olhando-os nos olhos (são permitidos os sorrisos), comprimentando-os, eventualmente dando-lhes um grande abraço. Muitas pessoas não estão acostumadas a este tipo de manifestações públicas. Mas a experiência mostra que o diálogo espiritual pode acontecer através de uma troca de olhares. Acabamos por discernir que abster-se de certos toques por pudor, pode impedir que o Espírito nos toque o coração. Outros toques, pelo contrário, podem ser sentidos como intrusivos e prejudiciais. E, surpreendentemente, descobrimos assim, aquilo para o que Ignacio provavelmente nos queria chamar a atenção quando propõe o que ele chama “aplicação de sentidos”: saborear com a ajuda uns dos outros, também no nosso corpo, o dom de Deus.


Página inicial do sítio | Contacto | Mapa do sítio | | Estatísticas do sítio | Visitantes : 140 / 293256

Acompanhar a actividade do sítio pt  Acompanhar a actividade do sítio Português  Acompanhar a actividade do sítio Nossa caminhada   ?    |    titre sites syndiques OPML   ?

Sítio realizado com SPIP 3.0.22 + AHUNTSIC

Creative Commons License