ESDAC
français Nederlands English Deutsch Espanol Italiano Libanais Portugues
Página inicial do sítio > Português > Nossa caminhada

Celebrar a Misericórdia

Um momento forte do percurso é a celebração comunitária da Misericórida. Trata-se de fazer deste um momento festivo, à imagem do que o pai do filho pródigo faz no regresso do seu filho amado.

Os participantes tiveram a oportunidade de analisar “de que pé coxeiam”. Prevê-se bastante tempo para que cada um a seu turno, no plenário, se possa expressar diante de todos. Aqui também convém ser criativos, imaginativos e audazes. Pode-se pedir, por exemplo, que cada um(a) traga para a celebração um objeto simbólico que expresse o seu desejo de conversão. Estes objetos serão colocados no centro da roda. Aqueles que o desejarem poderão explicitar verbalmente o sentido do símbolo que escolheram. Alguns se lançarão a fazer uma expressão corporal, uma mímica, um desenho, uma música... Outros guardarão o silêncio. Pode acontecer que um grupo se sinta motivado a reproduzir entre os participantes o gesto de Jesus de lavar os pés aos seus discípulos. Nenhuma forma de o fazer é melhor ou pior do que as outras. O importante é que seja sincera.

Muitas vezes, a celebração da misericórdia será precedida por um tempo de deserto, sem pequeno grupo. Durante este tempo privilegiado incentivam-se aquelas e aqueles que o podem e querem fazer a ir ao encontro de um ou outro dos participantes com quem o relacionamento é difícil, tenso ou está ferido. Este será também o momento de, eventualmente, escrever uma carta a alguém com quem se está em conflito.
Se for possível, durante este tempo do deserto, será oferecida a oportunidade de receber individualmente o sacramento da reconciliação.


Página inicial do sítio | Contacto | Mapa do sítio | | Estatísticas do sítio | Visitantes : 404 / 297714

Acompanhar a actividade do sítio pt  Acompanhar a actividade do sítio Português  Acompanhar a actividade do sítio Nossa caminhada   ?    |    titre sites syndiques OPML   ?

Sítio realizado com SPIP 3.0.22 + AHUNTSIC

Creative Commons License