ESDAC
français Nederlands English Deutsch Espanol Italiano Libanais Portugues
Página inicial do sítio > Português > Nossa caminhada

A Pena

Em cada grupo, no centro, há uma pena. Aquele que pega nela tem a palavra e, quando termina de falar, volta a colocá-la no centro.

Este costume, que nos vem dos "círculos de conversa" ameríndios, controla quem fala e quem ouve. De fato, alguém pode querer ficar com a pena na mão algum tempo sem dizer nada. Isto dá-lhe tempo para elaborar o que ele quer expressar quando ainda não encontrou as palavras para o fazer. Um dia um marido ficou surpreendido com o que a sua esposa tinha partilhado no pequeno grupo, pois era algo que ela nunca tinha partilhado com ele. Ela disse-lhe simplesmente: "Tu nunca me deste a oportunidade de o partilhar contigo."

No grande grupo, a conversa pode também ser controlada com a ajuda de uma pena ou de um microfone, se necessário. Trata-se de que as pessoas se sintam livres. Num grupo numeroso, o recurso da pena (ou de qualquer outra coisa que a substitua) pode tornar a conversa pouco fluida. Por outro lado, quando todos querem falar ao mesmo tempo, sem se escutar, o recurso à pena pode ser uma grande ajuda.


Página inicial do sítio | Contacto | Mapa do sítio | | Estatísticas do sítio | Visitantes : 184 / 297714

Acompanhar a actividade do sítio pt  Acompanhar a actividade do sítio Português  Acompanhar a actividade do sítio Nossa caminhada   ?    |    titre sites syndiques OPML   ?

Sítio realizado com SPIP 3.0.22 + AHUNTSIC

Creative Commons License