ESDAC
français Nederlands English Deutsch Espanol Italiano Libanais Portugues
Vous êtes ici: Página inicial do sítio > Português > Português

Português

ESDAC é um caminho de comunhão e discernimento para grupos que desejam responder ao chamamento de Deus.
Está inspirado nos Exercícios Espirituais de Santo Ignacio , bem como em algumas contribuições da psicologia e da sociologia.
Está dirigido a equipas, comunidades, casais e grupos de qualquer género.

ESDAC = Exercicios Espirituais de Discernimento Apostólico Comunitário

- Continuer en Français
- Continue in English
- Verder in het Nederlands
- Continua in italiano
- Weiter in der Deutschen Sprache
- Continúa en español
- Continuar em Português
- تواصل باللغة العربية


Artigos desta rubrica


Carta de ESDAC

Carta que une os membros entre si



Dedicar tempo

As comunidades, as equipas e os casais, têm que usar a imaginação e criatividade para encontrar tempo para parar, para ser, para respirar, para estar tranquilamente juntos.



O Círculo

Uma vez aberta a porta, entramos num local. Não pode ser qualquer lugar, mas um espaço suficientemente amplo, arejado, iluminado, bonito, para que a pessoa se sinta confortável.



A Palavra de Deus

No centro do círculo formado pelas cadeiras: a Bíblia aberta. Possivelmente com uma vela acesa, um ícone, algumas flores ... tudo em cima de uma tela bonita.



A Oração Pessoal

Cada momento de partilha é precedido por um tempo de oração pessoal silenciosa com a ajuda de uma folha de oração preparada e comentada pelos animadores.



O percurso proposto

Quando o tempo o permite, os participantes são convidados a olhar para o passado para fazer uma releitura dos momentos importantes de sua história, e olhar também para o futuro para se abrirem aos desejos mais profundos que o Senhor colocou nos seus corações.



04-08 dezembro 2015 Exercicios de Discernimento en Comum COLARES- PORTUGAL


Os pequenos grupos

Se o número de participantes é importante, a partilha em grande grupo é preparada pelas partilhas em grupos pequenos de cinco ou seis pessoas. Estes pequenos grupos favorecem a confiança e a liberdade interior.



A Pena

Em cada grupo, no centro, há uma pena. Aquele que pega nela tem a palavra e, quando termina de falar, volta a colocá-la no centro.



Os três turnos de partilha

No pequeno grupo fazem-se três rodadas de paritlha. Na primeira rodada cada pessoa comunica no seu turno, os frutos da oração que acaba de fazer a partir da folha entregue.



Página inicial do sítio | Contacto | Mapa do sítio | | Estatísticas do sítio | Visitantes : 285083

Acompanhar a actividade do sítio pt  Acompanhar a actividade do sítio Português   ?    |    titre sites syndiques OPML   ?

Sítio realizado com SPIP 3.0.22 + AHUNTSIC

Creative Commons License